Archive for the 'Sem categoria' Category


Mudança de endereço do blog

posted by Felipe Barbalho @ 1:33 PM
28 de abril de 2011

A partir desta sexta-feira, o blog não estará mais no link http://jeitobaiano.atarde.uol.com.br, indo para http://jeitobaiano.atarde.uol.com.br


REFLEXÕES DO EXÍLIO (IV) – EDMUNDO CARÔSO

posted by Jary Cardoso @ 3:41 PM
12 de janeiro de 2011

 

AMAR É CANCERÍGENO

 

texto de EDMUNDO CARÔSO

.

É só o quê faltavam inventar. Conversando outro dia com uma amiga nutricionista ela me enumerava os vários tipos de adoçantes que tinham substâncias cancerígenas. Passei quase toda vida me entupindo de açúcar, mas, de uns quinze anos pra cá, aboli o distinto adotando os adoçantes com afinco. Agora me vêem com essa história de cuidado com ciclamato, cuidado com o ciclaquilo.

Em 73 comecei a ver pela televisão matérias alertando o ser humano para o mal que fazia a ingestão desenfreada do ovo. Era o “nascimento” do colesterol e do pavor do enfarte produzido pela nossa própria gula. Com o tempo ele foi sendo encontrado em outros alimentos, mas o ovo ficou como vilão emblemático dessa história – mesmo com a aparição do trigliceres, seu primo pobre (ou rico, sei lá).

Da gordura nem se fala. As frituras se revestiram com o halo tétrico da morte. Adeus ao peixe frito e à minha acarajé querida. Pastel só de forno e bife só de panela. E quando descobri que o azeite de oliva – que adoro – não tinha o tal do colesterol, eles, por vingança, chafurdaram nas pesquisas e vieram com a conclusão de que isso só acontece enquanto o dito está frio. Esquentou babau.

Também levantaram tanto falso à manteiga que lá fui eu trocar o ouro do leite por graxas vegetais suspeitas e de gostos duvidosos. Nem bem estava acostumando eles vieram com a gordura hidrogenada, vestida de assassina, que não poupa nem velhos nem criancinhas.

Não temos sossego hora nenhuma. Tudo, ou entope as veias ou, na melhor das hipóteses, dá câncer. Está ficando cada vez mais impossível alimentar-se com dignidade. “Não pode comer isso, não pode comer aquilo.” Espero que não deem pro lado da mulher.


REFLEXÕES DO EXÍLIO (III) – EDMUNDO CARÔSO

posted by Jary Cardoso @ 8:49 PM
15 de dezembro de 2010

.

AÍ TEM!

.

Não acredito na existência do Diabo. Aqui em casa ele já acorda desmoralizado, o que lhe acomete de uma depressão tão trágica que nem ao menos se dispõe a escovar os dentes. Precisa que eu fique lhe pedindo: ô, Seu Diabo, olha o bafo de tigre! No início até que eu sentia medo dele, mas a partir do momento em que o tinhoso passou a assear a boca, o meu respeito pelo dito se esvaiu e hoje é mais fácil eu correr de uma preá de ceroulas do que temer tal patético. Tinha graça continuar respeitando aquele que passa a me respeitar! Outra coisa que me incomoda em Lúcifer é essa mania que ele tem de não usar sapatos. Eu, hein! Aquele bucho deve andar cheio de lombrigas, por isso que empesteia tudo de enxofre e ainda nega que foi ele. Um cara de pau. Pra completar é portador de chifres. E mesmo que ninguém ande falando de Dona Diaba por aí; que aí tem, aí tem!



Grupo A TARDE

empresas do grupo

jornal a tarde | a tarde online | a tarde fm | agência a tarde | serviços gráficos | mobi a tarde | avance telecom | massa!

iniciativas do grupo a tarde educação | a tarde social


Rua Prof. Milton Cayres de Brito n° 204 - Caminho das Árvores - Salvador/BA, CEP-41820570. Tel.: 71 3340-8500 - Redação: 71 3340-8800


Copyright © 1997 - 2010 Grupo A TARDE Todos os direitos reservados.