notas mínimas de katherine funke

postado por Jary Cardoso @ 4:59 PM |
23 de novembro de 2010

A editora baiana Solisluna agita o cenário cultural com o lançamento, esta semana, de mais dois livros. Na noite de hoje, terça-feira 23, será lançado no Museu Náutico da Bahia – pátio do Farol da Barra – o livro de microcontos notas mínimas, de KATHERINE FUNKE. Quinta-feira, 25, às 18 horas, acontecerá na Livraria Multicampi, na Piedade, o lançamento da nova edição de Coronéis do cacau, de GUSTAVO FALCÓN.

Um próximo post tratará do livro de Gustavo Falcón. Neste, enfoquemos a obra de Katherine Funke, jornalista, escritora e compositora.

KATHERINE FUNKE no estande da Solisluna Editora durante a Bienal do Livro de São Paulo. Foto de VICENTE SAMPAIO

Nascida em Joinville, Santa Catarina, no ano de1981, Katherine migrou para Salvador aos 22 anos de idade. Eu a conheci n’A Tarde, ela atuando como repórter, função em que brilhou especialmente na revista Muito, que é encartada aos domingos no jornal baiano. Algumas de suas matérias foram reproduzidas por este blog por terem tudo a ver com o Jeito Baiano, como nestes dois posts:

1) “Triste Bahia, oh quão dessemelhante”

(http://jeitobaiano.atarde.uol.com.br/?p=694)

2) “Tuzé de Abreu, o ‘filho’ de Smetak”

(http://jeitobaiano.atarde.uol.com.br/?p=334)


Veja uma das notas mínimas de Katherine Funke – o ciclo do ciclista – que também tem tudo a ver com o Jeito Baiano, no caso a referência a uma das principais bandeiras deste blog: a defesa das bicicletas e da implantação de ciclovias em Salvador para confrontar o império dos automóveis e democratizar verdadeiramente o transporte e a mobilidade na Cidade da Bahia.

Como todos os microcontos de Katherine Funke incluídos em mais uma belíssima produção da Solisluna, este também é ilustrado por uma das cabeças da editora, ENÉAS GUERRA, que cedeu o desenho para publicação no Jeito Baiano. Curta-os:


o ciclo do ciclista

Detalhe da ilustração de ENÉAS GUERRA

texto de katherine funke

Pedalo por entre as brechas das calçadas, por entre a multidão de pedestres e a camada veloz de motorizados que me ignoram. Aperto meus pés contra os pedais e os aceito de volta, para depois impulsioná-los à frente outra vez.

Em movimento, imagino a mim e a multidão ao meu redor: deslizaríamos por sobre pistas perfeitas e sem interrupções para chegar aos nossos destinos. Teríamos praças no caminho, com água de coco, café e sorvete, onde poderíamos parar na volta do trabalho para sorver ideias, desenhar poesias e comer a paisagem. Bibip. Uma buzina me ensurdece. Estou de volta à realidade.

***


A programação do lançamento do livro de Katherine Funke, hoje, das 18 às 21 horas, no Pátio do Forte de Santo Antônio da Barra, terá sarau literário, convidados especiais e trilha sonora ao vivo, de Pedro Filho Amorim.

Tags: ,

2 Responses to “notas mínimas de katherine funke”

  1. victoria  Says:

    FUI E GOSTEI…

  2. Karin Salomão  Says:

    Acontece, dos dias 11 ao dia 22 de dezembro, a Bandeira Científica, criado por alunos da Universidade de São Paulo (USP). Esse ano, a Bandeira Científica irá para Inhambupe (BA). A expedição de dez dias envolve cerca de 200 voluntários dispostos a ajudar na melhoria da saúde e qualidade de vida de municípios carentes do país.

    Mais informações: http://www.bandeiracientifica.com.br /
    Você poderia ajudar a divulgar a Bandeira no seu blog e twitter? Se puder dar dicas de em quais outros blogs ou twitter de Inhambupe também podemos divulgar o nosso trabalho, também nos ajude!
    Envie sugestões de blogs para divulgação para karin.salomao@usp.br

    A Bandeira Científica atualmente conta com a participação de seis unidades da USP: Faculdade de Saúde Pública, Instituto de Psicologia, Escola de Comunicação e Artes, Faculdade de Odontologia, Escola Politécnica e Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz”. Durante a expedição, os alunos-voluntários, sob supervisão de profissionais e professores, desenvolvem atendimentos (médicos, psicológicos, nutricionais), exames (odontológicos, fisioterapêuticos, oftalmológicos) e doações, além da formação de grupos de discussão e de atividades educativas para os estudantes, moradores e profissionais da cidade. Os alunos ainda pesquisam indicadores sociais, realizam relatórios sobre infra-estrutura e fornecem aos gestores públicos um banco de dados com o resultado do trabalho no município.

Leave a Reply



Grupo A TARDE

empresas do grupo

jornal a tarde | a tarde online | a tarde fm | agência a tarde | serviços gráficos | mobi a tarde | avance telecom | massa!

iniciativas do grupo a tarde educação | a tarde social


Rua Prof. Milton Cayres de Brito n° 204 - Caminho das Árvores - Salvador/BA, CEP-41820570. Tel.: 71 3340-8500 - Redação: 71 3340-8800


Copyright © 1997 - 2010 Grupo A TARDE Todos os direitos reservados.