REFLEXÕES DO EXÍLIO (IV) – EDMUNDO CARÔSO

postado por Jary Cardoso @ 3:41 PM |
12 de janeiro de 2011

 

AMAR É CANCERÍGENO

 

texto de EDMUNDO CARÔSO

.

É só o quê faltavam inventar. Conversando outro dia com uma amiga nutricionista ela me enumerava os vários tipos de adoçantes que tinham substâncias cancerígenas. Passei quase toda vida me entupindo de açúcar, mas, de uns quinze anos pra cá, aboli o distinto adotando os adoçantes com afinco. Agora me vêem com essa história de cuidado com ciclamato, cuidado com o ciclaquilo.

Em 73 comecei a ver pela televisão matérias alertando o ser humano para o mal que fazia a ingestão desenfreada do ovo. Era o “nascimento” do colesterol e do pavor do enfarte produzido pela nossa própria gula. Com o tempo ele foi sendo encontrado em outros alimentos, mas o ovo ficou como vilão emblemático dessa história – mesmo com a aparição do trigliceres, seu primo pobre (ou rico, sei lá).

Da gordura nem se fala. As frituras se revestiram com o halo tétrico da morte. Adeus ao peixe frito e à minha acarajé querida. Pastel só de forno e bife só de panela. E quando descobri que o azeite de oliva – que adoro – não tinha o tal do colesterol, eles, por vingança, chafurdaram nas pesquisas e vieram com a conclusão de que isso só acontece enquanto o dito está frio. Esquentou babau.

Também levantaram tanto falso à manteiga que lá fui eu trocar o ouro do leite por graxas vegetais suspeitas e de gostos duvidosos. Nem bem estava acostumando eles vieram com a gordura hidrogenada, vestida de assassina, que não poupa nem velhos nem criancinhas.

Não temos sossego hora nenhuma. Tudo, ou entope as veias ou, na melhor das hipóteses, dá câncer. Está ficando cada vez mais impossível alimentar-se com dignidade. “Não pode comer isso, não pode comer aquilo.” Espero que não deem pro lado da mulher.

One Response to “REFLEXÕES DO EXÍLIO (IV) – EDMUNDO CARÔSO”

  1. dilermando (dila)  Says:

    Conhecí na cidade de sãofélix-ba, um edmundo rafalel carôzo de almeida, era funcionário do antigo iapi ou do ibge, gostaria de saber se é vivo, a idade e onde mora.tenho 76 anos e filho do sr.antonio lemos que trabalhava na firma josé ramos. por favor me respondam,estarei ansioso em saber notícias.

Leave a Reply



Grupo A TARDE

empresas do grupo

jornal a tarde | a tarde online | a tarde fm | agência a tarde | serviços gráficos | mobi a tarde | avance telecom | massa!

iniciativas do grupo a tarde educação | a tarde social


Rua Prof. Milton Cayres de Brito n° 204 - Caminho das Árvores - Salvador/BA, CEP-41820570. Tel.: 71 3340-8500 - Redação: 71 3340-8800


Copyright © 1997 - 2010 Grupo A TARDE Todos os direitos reservados.