SOY LOCO POR TI, POETA CAPINAN!!!

postado por Jary Cardoso @ 9:55 PM |
18 de fevereiro de 2011

Ilustração de SIMANCA

JOSÉ CARLOS CAPINAN serve o primeiro pedaço do bolo na festa dos seus 70 anos comemorada com familiares e os amigos santamarenses, na casa de Jorge Portugal, em Itapoã. No bolo está escrito o título original do artigo abaixo, dedicado ao aniversariante: Soy louco por ti, poeta. Foto de WALESKA NASCIMENTO


texto de JORGE PORTUGAL*

.

Poetas são criaturas que conhecem, como ninguém, o endereço do nada. E, quando se lhes dá na telha (ou na pele), vão lá e retiram palavras, imagens e metáforas para falar de mundos que a nossa impotência verbal não traduz. E é dos poetas que tomamos as palavras emprestadas quando sentimos que as nossas não conseguem chegar às estrelas.

Pois bem, neste sábado, dia 19 de fevereiro, estará completando inacreditáveis 70 anos um dos maiores e mais importantes poetas da cultura brasileira contemporânea: José Carlos Capinan.

Foi de Capinan que você, leitor(a), tomou as palavras precisas para expressar aquela alegria indizível de se descobrir vivo e feliz. Ali, você cantou: “cores do mar, festa do sol/ vida é fazer todo sonho brilhar, ser feliz/ em seu colo dormir e depois acordar/ sendo o seu colorido brinquedo de papel machê…” Lembra?

Ou, no caso de você já ter passado dos trinta (rsrsrs!) e ter vivido com ardor juvenil o sonho de alguma revolução igualitária em que os países não tivessem fronteiras, nem divisões sociais, o seu coração “guevariano” certamente deve ter cantado “Soy loco por ti, América/ Tenga como dolores a espuma blanca de Latinoamerica/ Y el cielo como bandera”.

Ou, ainda no seu caso, caro leitor, ao despir a mulher amada com olhos de poesia e desejo, e não encontrando palavras à altura para o seu plano de sedução, deve, sim, ter pedido ajuda a Capinan e cantado no ouvido da musa: ”Moça bonita, o seu corpo cheira ao botão de laranjeira/ Eu também não sei se é/ Imagina a minha sina é um cheiro de café/ Ou é só cheiro feminino/ É só cheiro de mulher”.

E assim, dessa maneira, Capinan foi tomando conta de nossas vidas, convidando-nos a “penetrar surdamente” no reino de suas palavras e nos entregando a chave de belas e invulgares emoções. Por isso, onde você estiver neste sábado, agradeça ao deus da poesia por ter nos dado esse “caboco do mato” que vem enchendo nossa vida de palavras, sonhos e luz.

.

*Jorge Portugal – Educador e compositor (publicado em Opinião de A Tarde, 15.2.2011)

Tags: ,

7 Responses to “SOY LOCO POR TI, POETA CAPINAN!!!”

  1. victoria lucia baptista  Says:

    MUITO BOM, NEStE DIA LINDO, OUVIR CANÇõES MARAVILHOSAS COMO ESSAS E BELAS PALAVRAS DE JORGE PORTUGAL… PARABÉNS, CAPINAN, QUE ESSA DIVINA LUZ NÃO SE APAGUE…

  2. Roberto  Says:

    Parabéns, mestre Capinan!
    Roguemos todos a Deus para que ele o mantenha entre nós por muito mais anos.
    É uma pena que num país no qual impera a ignorância e a deseducação, um sujeito que tenha escolhido viver das letras e fazer a vida de outros mais feliz não tenha seu devido reconhecimento e respeito.
    Mas eu estou aqui para contrariar esta regra…
    Hoje, humildemente, estou mestre pela UFBA e agradeço muito a vc por isso tudo…
    Há alguns anos eu era um garoto quando tive a oportunidade de assistir a uma palestra sua numa determinada escola pública de Salvador. Ali brotou definitivamente em mim o amor pelas letras. Ali descobri o real valor da (e de ser) educação.
    O melhor disso tudo é que estava ali, diante de mim, um sujeito brilhante, requintado, intelectualizado, que, para meu espanto, parecia-se comigo e com os meus.
    A calça jeans com aquela camisa quadriculada e a conga azul jamais serão esquecidas (Este era o vestuário que Capinan usava naquele dia dos idos de 1986.)
    Parabéns, mais uma vez, mestre das letras e dos saberes!!

  3. fernando santana  Says:

    MUITO OBRIGADO, CAPINAN. VOCÊ EMBALOU OS NOSSOS SONHOS NOS MOMENTOS MAIS DIFíCEIS. MUITO OBRIGADO POR SER POETA E POR SER BAIANO.

  4. Douglas  Says:

    Filho de peixe? O filho do Capina é o famoso Neneu, cantor e compositor de clássicos como: favela ê favela, eu sou favela… respeite o povo que vem dela (parangolé)

  5. Olga Nunes  Says:

    Parabéns, amigo Capinan, poeta da liberdade, do amor, da contestação, brinque, dance e celebre sua vida, pois você merece!

  6. ArmundoAlves  Says:

    Homem de ação política, o virador deste mundo virado quer acordar os mortos-vivos que perambulam pelas ruas de Gotham City, mas não esquece a misteriosa e regateada nudez de Clarice. Talvez esteja cansado e queira sair sem abrir a porta, deixando que o movimento dos barcos o leve para mares nunca dantes navegados. Ou quem sabe prefira ficar por aqui mesmo assistindo a essa imensa Água de Meninos consumir-se sob disseminados olhares complacentes, deixando queimar a feira, o moinho, o mercado e quase tudo o que simbolizava e atuava nesta que já foi a melhor cidade pra se morar. E, amargo, concluir que o novo no seu sorriso é antigo na sua dor. Salve, poeta, dia 19 foi o primero dos seus próximos 70 anos! A poesia nunca morre.

  7. Milena Tavares  Says:

    Aqui, além da excepcional qualidade da poesia de Capinan, encontramos a fórmula mágica, da sabedoria aliada ao carinho, incorporada nas palavras do grande Jorge Portugal. Que delícia é encontrar o reconhecimento de amigos e do público ao percorrer apenas parte da trajetória da vida, hein Capinan? Parabéns à Bahia por ser berço para tantos talentos, motivo de alegria para todos nós!

Leave a Reply



Grupo A TARDE

empresas do grupo

jornal a tarde | a tarde online | a tarde fm | agência a tarde | serviços gráficos | mobi a tarde | avance telecom | massa!

iniciativas do grupo a tarde educação | a tarde social


Rua Prof. Milton Cayres de Brito n° 204 - Caminho das Árvores - Salvador/BA, CEP-41820570. Tel.: 71 3340-8500 - Redação: 71 3340-8800


Copyright © 1997 - 2010 Grupo A TARDE Todos os direitos reservados.