SALVE SALVADOR – 462 ANOS!!!

postado por Jary Cardoso @ 10:28 PM |
26 de março de 2011

Em homenagem aos 462 anos da Cidade da Bahia, comemorados nesta terça-feira, dia 29 de março de 2011, este blog vem reforçar o convite para o lançamento do Movimento Nossa Salvador e reproduz mais abaixo o release desse evento.

Este blog, além de ser editado em Salvador, tem a cidade como foco principal, a fonte primordial do jeito baiano de ser. Desde o primeiro post, editado em 12 de março de 2009, a Cidade da Bahia aparece com frequência como protagonista, referência fundamental, motivo de preocupação maior, tema principal. Outras cidades amadas estão sempre presentes, em especial as do entorno de Salvador, a região metropolitana e o Recôncavo Baiano.

Um post, recordista em acessos, que se manteve durante meses entre os maiores hits do Jeito Baiano, foi justamente o artigo-manifesto “Salvemos Salvador enquanto é tempo”, escrito pelo arquiteto e urbanista Paulo Ormindo de Azevedo, publicado originalmente na página de Opinião do jornal A Tarde e postado aqui em 24 de julho de 2009:

http://jeitobaiano.atarde.uol.com.br/?p=727

O artigo de Paulo Ormindo ganhou reprodução em vários blogs e, tenho certeza, deu impulso aos movimentos espontâneos que vinham surgindo em defesa da Cidade da Bahia.

E esses grupos de gente apaixonada por Salvador (ou pelo menos saudosa da baianidade soteropolitana que teve seu auge dos anos 30 aos 60 do século passado) foram dando origem a agrupamentos militantes e independentes cada vez mais consistentes, como este que parece ser o mais decidido e que será lançado nesta segunda-feira, 28 de março, véspera do aniversário da cidade.

MOVIMENTO NOSSA SALVADOR

É LANÇADO NA VÉSPERA DO

ANIVERSÁRIO DA CIDADE

No próximo dia 28 de março, será oficialmente lançado o Movimento Nossa Salvador, que objetiva promover a cidadania participativa para tornar Salvador uma cidade mais humana, socialmente justa, ambientalmente preservada e economicamente viável. Na ocasião, será lançado o portal www.nossasalvador.org.br e divulgada uma pesquisa com 61 indicadores sociais em áreas como educação, saúde, segurança e meio ambiente, para apresentar à comunidade uma fotografia da situação em que se encontra a nossa cidade.

O lançamento do Movimento Nossa Salvador acontecerá no auditório da Livraria Cultura, no Salvador Shopping, às 17h30.

O Movimento teve início em 2009 e tem como característica ser participativo, apartidário e interreligioso, congregando entidades acadêmicas, organizações da sociedade civil, empresários, comunicadores e profissionais liberais.

Somos um grupo de pessoas que tem contribuições e queremos dividi-las, ajudando a sociedade e a nossa cidade – defende Aldo Ramon Almeida, executivo do Movimento.

Através do portal www.nossasalvador.com.br, que será lançado no mesmo dia, o Movimento irá selecionar, sistematizar e divulgar, os principais indicadores de qualidade de vida da cidade, permitindo o acompanhamento de toda a sociedade, abrindo espaço para o debate e exercendo um efeito positivo através do monitoramento sistemático da gestão pública.

Assim, busca encorajar uma atitude construtiva de todos na vida da cidade: governo, empresas, institutos, organizações civis e cidadãos.

O objetivo do Movimento é que a atenção colocada sobre as indicadores sociais, uma vez amplamente divulgadas, potencializem o interesse de todos, com abertura para acatar opiniões e métodos que favoreçam o encontro de soluções.

O Nossa Salvador atua fomentando uma atitude cidadã com três frentes de trabalho: programa de indicadores sociais, acompanhamento da gestão pública e educação para a cidadania.

A partir destas frentes, os membros do grupo elegeram, inicialmente, uma série de eixos temáticos prioritários: educação, saúde, segurança pública, saneamento, meio ambiente, planejamento e mobilidade urbana, equidade de gênero e raça, juventude, trabalho e renda.

Movimentos parecidos já existem em outras cidades do país e na América Latina, tais como:

Movimento Bogotá Como Vamos (www.bogotacomovamos.org), Rede Nossa São Paulo (www.nossasaopaulo.org.br), Rio Como Vamos (www.riocomovamos.org.br), Nossa BH (www.nossabh.org.br), Observatório Social de São Luiz (www.nossasaoluis.org.br), Observatório do Recife (www.observatoriodorecife.org.br), dentre outros. Todos eles e o Nossa Salvador estão incorporados à Rede Social Brasileira por Cidades Justas e Sustentáveis (www.rededecidades.ning.com), à Red Latinoamericana de Ciudades Justas y Sustentables (http://redciudades.net) e à Plataforma de Cidades Sustentáveis (www.cidadessustentaveis.org.br).

Tags: , ,

4 Responses to “SALVE SALVADOR – 462 ANOS!!!”

  1. Lourenço  Says:

    Olhai, Jary, me voilá…
    Vou tentar ir para o lançamento oficial, mas tenho compromisso entre 16 e 18 horas, não sei se vai dar.
    Mas registro aqui meus votos de sucesso, veja q fui o primeiro a postar.
    Abs,
    Lourenço Mueller

  2. Tânia  Says:

    Salvador precisa de um transporte público de qualidade.

  3. Taís  Says:

    Acho legal essa ideia de tornar Salvador mais humana, eu adoro esta cidade, mas vejo que ela pode melhorar ainda mais. Tenho orgulho de ser soteropolitana e quero o melhor pra minha cidade.

  4. Adilson Gomes dos Prazeres  Says:

    Parabéns, Salvador, cidade que acolhe pelos seus encantos e belezas não só Soteropolitanos, mas filhos adotivos de várias cidades do Brasil e do mundo.

Leave a Reply



Grupo A TARDE

empresas do grupo

jornal a tarde | a tarde online | a tarde fm | agência a tarde | serviços gráficos | mobi a tarde | avance telecom | massa!

iniciativas do grupo a tarde educação | a tarde social


Rua Prof. Milton Cayres de Brito n° 204 - Caminho das Árvores - Salvador/BA, CEP-41820570. Tel.: 71 3340-8500 - Redação: 71 3340-8800


Copyright © 1997 - 2010 Grupo A TARDE Todos os direitos reservados.