LETRA INÉDITA DE WALTER QUEIROZ

postado por Jary Cardoso @ 9:07 PM |
18 de agosto de 2009

O compositor Walter Queiroz, que tanto nos honra com suas colaborações, participa mais uma vez deste blog, agora com letra inédita a ser musicada, como ele diz, “pelo grande artista do mundo Armandinho”, o ás baiano do bandolim. Imagens poéticas da Bahia, clicadas por Filipe Cartaxo, ilustram o poema.

RIO VERMELHO - FESTA DE YEMANJÁ. Foto: FILIPE CARTAXO

RIO VERMELHO - FESTA DE YEMANJÁ. Foto: FILIPE CARTAXO

MISTÉRIO PROFUNDO


WALTER QUEIROZ


A Bahia nasceu pra ser

Um jeito bom de caminhar

Tomando um sorvete de manga

De mangaba ou de cajá

Um jeito bom de sorrir

Um jeito bom de provar

Na folha da bananeira

O gosto bom do abará

Não nasceu pra ser inverno

Ou outra cinzenta estação

Com licença da primavera

A Bahia nasceu prá ser verão

ILHA DE ITAPARICA. Foto: FILIPE CARTAXO

ILHA DE ITAPARICA. Foto: FILIPE CARTAXO

A Bahia nasceu pra ser criança

A Bahia nasceu pra empinar

Uma arraia chamada esperança

Que cação nenhum pode cortar

A Bahia nasceu pra ser romance

A Bahia nasceu pra ser canção

A Bahia nasceu pra ser pintura

Dorival, Carybé, Jorge e João

Nasceu pra ser água de cheiro

perfumada e popular

do Bonfim, do Rio Vermelho

do presente de Yemanjá

Foto: FILIPE CARTAXO

Foto: FILIPE CARTAXO

Nasceu para ser cinema

De Glauber, um sonhador

Abre descendo a contorno

Fecha no elevador

A Bahia não nasceu

Pra ser Nova York ou Paris

A Bahia é um mistério profundo

A Bahia nasceu pra ser feliz

Tags: , ,

8 Responses to “LETRA INÉDITA DE WALTER QUEIROZ”

  1. Marlon Marcos  Says:

    Quando a gente lê algo assim acaba se esquecendo que ser baiano e viver na Bahia é tão difícil! Canções como essa nos alimentam, com nutrição e prazer, daquela baianidade inventada por Caymmi; li aqui o ‘elo perdido’.

  2. LOURENÇO MUELLER  Says:

    Caro Jary,
    Penso que essa poesia – pq não é apenas letra de música – do Waltinho Queiroz é o eixo ideológico mais inteligente e urbano para desenhar a nossa cidade, que ele, acertadamente, chama pelo nome do ‘golfo’ (já esse é um batismo de Jorge Amado). Seria Cidade da Bahia (com h mesmo, na grafia antiga, de Todos os Santos, como a batizou Vespucio).

    Criticar já está cansando, de tanto que se tem pra criticar. É bom criticar assim: ‘não nasceu pra NY ou Paris’… e dizendo para o que nasceu, de forma tão linda.
    Parabéns a ambos, v. por conseguir o ineditismo e ele o ‘ditismo’… Ih, essa foi horrível, rsrsrsrsrs…

  3. katherine funke  Says:

    salve filipe cartaxo e seu olhar sobre as coisas do mundo!

  4. Leni David  Says:

    Gosto de vir aqui porque sempre encontro coisas bonitas. Amei a letra – poesia pura – e acredito que vai acontecer um casamento perfeito com a música de Armandinho. Muito linda, mesmo. Obrigada por compartilhar conosco, com esse jeito baiano.

  5. mendes  Says:

    Belíssima e apropriada para este momento que vivemos. “A Bahia é um mistério profundo/ A Bahia nasceu pra ser feliz”

    Gostaria de publicar esta poesia em meu Pilórdia, claro que com os devidos créditos – pode ser?

    Belo blog e bela luta – Parabéns.

    Abs,

  6. jarycardoso  Says:

    Claro que pode publicar, Mendes. Os blogs estão aí para isso mesmo. E qualé o endereço do seu Pilórdia?

    Bom receber elogio e solidariedade. Abraços, Jary

  7. Bernadette de Freitas  Says:

    Amei demais esta letra. Mostra bem como é ela, ela é como uma menina linda, cheia de graça, de mistérios, de ladeiras e ruelas, de avenidas e bairros simples e outros nobres. Viver a Bahia e ser baiano é a melhor coisa que existe. E eu posso dizer isso porque me considero a gaúcha mais baiana que tem no sul. Eu vivo e respiro esta maravilha que tem no planeta. A Bahia tem tudo de bonita e gostosa, em cada esquina é um misterio. Com suas ladeiras num vai e vem nas suas ruas de bairros simples e nobres com um jeito peculiar, que em nenhuma terra tem. Na Bahia se respira amor, sedução, alegria. E com um mar lindo de dar inveja a todos que o conhecem. E com seu povo maravilhoso cheio de magia e de encantamento porque seu povo tem um calor humano muito grande. E onde se pode comer o melhor acarajé, um vatapá gostoso e uma muqueca que faz qualquer um enloquecer. E na época de festa de largo? Aí sim ela se mostra cultural porque as festas fazem parte de uma cultura imensa e rica. A Bahia com suas 365 igrejas, como dizia o mestre Dorival, todas praticamente da era da colonização e até hoje sendo conhecidas por todos que fazem turismo. As praias cada uma mais linda uma que a outra. Com um mar verde esmeralda e com suas ondas que mais parecem um babado de tecido de tule quando quebra na praia. E junto a tudo isso tem o carnaval que é uma das maiores festas populares. Então vamos viver a Bahia! e estas palavras que fazem esta poesia são autênticas e mostram muito o que é de bom e bonita. Com certeza já bombando porque é linda e mostra a paixão dele por uma coisa de todos os brasileiros, que é a nossa Bahia

  8. Rui de Carvalho  Says:

    Walter Queiroz é uma inspiração, por isso fiz uma música em sua homenagem ETERNO BEIJA-FLOR. É um dos meus favoritos compositores a fazer minha música. Meu amigo de belas noites no Leblon e de tantas jornadas. Vá lá e confira eesa simple homenagam. Waltinho é como um beija-flor. Eles são ágeis e irrequietos em suas lindas e variadas cores, encantam a todos aqueles que observam as admiráveis coreografias que eles desenham no ar. Voando sem parar, em todas as direções, estão sempre à procura do néctar de que se alimentam e para obtê-lo introduzem seu bico longo e fino em cada flor que encontram. Abraços.

    http://www.youtube.com/watch?v=m8M9ZTTlQf4

Leave a Reply



Grupo A TARDE

empresas do grupo

jornal a tarde | a tarde online | a tarde fm | agência a tarde | serviços gráficos | mobi a tarde | avance telecom | massa!

iniciativas do grupo a tarde educação | a tarde social


Rua Prof. Milton Cayres de Brito n° 204 - Caminho das Árvores - Salvador/BA, CEP-41820570. Tel.: 71 3340-8500 - Redação: 71 3340-8800


Copyright © 1997 - 2010 Grupo A TARDE Todos os direitos reservados.